Felicidade!
- camila assucena
- 21 de fev.
- 1 min de leitura
Você já ficou refletindo sobre o que é felicidade de verdade? Será que é aquele momento que nossa barriga dói de tanto rir e depois passa? Será que é um sentimento que devemos sentir o tempo todo, caso contrário estamos com algum problema?
Freud diz que: "felicidade é um problema individual. Aqui, nenhum conselho é válido. Cada um deve procurar, por si, tornar-se feliz"(FREUD, 1930). A frase fala do que é felicidade para a psicanálise e com ela é possível compreender que a felicidade é singular, subjetiva e para solucionar essa questão cada um precisa traçar o seu caminho para saber o que lhe faz feliz. No momento é muito comum vermos discursos que prometem a "verdadeira, eterna felicidade em dez passos", mas é importante ressaltar que felicidade vai e vem, assim como as outras sensações e que “encontrá-la” não significa ser feliz o tempo inteiro, afinal somos humanos cheios de complexidades.
Nesse contexto, a terapia é um espaço que o indivíduo pode conhecer o que é a felicidade para si, aprender os melhores caminhos para descobrir novas maneiras de ser feliz e a lidar com os momentos que a felicidade parece mais distante. A análise pode sim trazer alegria, mas não sem enfrentar questões complicadas de se falar, logo é necessário querer ir fundo e estar aberto a tudo que surge em análise.

Comentários